13.7.12

as palavras - composição do exame


Palavras, doces como o mel, duras como espadas. Palavras graciosas como aviões de papel que têm o coração como destino. Palavras, meras palavras? Não, nada disso. O poder das palavras é inabalável, grotesco, chega até a ser perigoso. As palavras fazem a guerra, as palavras fazem a paz, mas, no entanto, não passam disso, palavras! Conjuntos de letras aglomeradas, organizadas por alguém que não podia ver, ou que via bem demais...
Seria impossível um ser carregado de tamanha covardia como os humanos, sim, esses que se acham donos do céu e da terra, pudesse acarretar em si um valor tão dolorosamente belo como o das palavras!
Por isso fecharam-nas. Numa gaveta apertada fecharam as grandes obras e os pequenos sonetos, rasgaram as veias da poesia e arrancaram as raízes da prosa. Quais livros? Qual escrita?! Largámos o maior tesouro que nos foi cedido e para quê?! Para não estarmos mais de dez segundos a cruzar polegares num bloco eletrónico frio e sem vida?! Onde foi a paixão?! Em que mar a afogámos e lá deixámos? Em que gaveta trancámos a maior das belezas, em que baloiço molhado de chuva abandonámos o livro?! Sim, o livro, sabem do que falo. O livro que acendeu mil e dois sorrisos no rosto de quem deixou cair mil e três lágrimas. O livro que não nos permite saltar páginas mas nos deixa reler o que ficou para trás, o livro que arde no peito e gela as veias, um livro sem capítulos nem páginas contadas!
Seremos nós guerreiros fortes o suficiente para trazer de volta as palavras?

6 comentários:

  1. Tá lindo! Mas não percebi uma cena: tu dizes "o livro que acendeu mil e dois sorrisos no rosto de quem deixou cair mil e três lágrimas." não devia ser ao contrário??? :/ mas de resto tá mt boa, continua!

    ResponderEliminar
  2. está lindoooo :O
    * btw, tens de seguir o blog para poderes participar no sorteio ....

    ResponderEliminar
  3. fugis-te do assunto, mas está lindo! adorei*

    ResponderEliminar
  4. ahah, obrigada pela pergunta!

    está lindooo, mas fugiu um pouco ao tema do exame

    ResponderEliminar